Prosperato projeta produção de 50 mil litros de azeite extra virgem neste ano, por Luciane Medeiros/Jornal do Comércio

 

 

A Prosperato, marca de azeite que está completando 10 anos em 2023, espera colher em torno de 400 toneladas de oliva nesta safra, que vai até meados de abril. Com isso, a produção de azeite extra virgem chegará a aproximadamente 50 mil litros.

A marca produz 11 rótulos de azeite, entre eles o Premium Blend, seis monovarietais e quatro azeites condimentados. As áreas de plantio totalizam 220 hectares e estão divididas entre as cidades de Caçapava do Sul e São Sepé, na Campanha, e Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul, na Costa Doce.

Para comemorar a primeira década, a Prosperato está preparando algumas novidades, como o lançamento de um rótulo comemorativo aos 10 anos. Outra ação prevista para este ano é o início da construção de um novo empório da empresa em Sentinela do Sul com espaço para o olivoturismo. No local, além de adquirir os produtos da marca, os visitantes poderão conhecer os olivais. Atualmente, os azeites podem ser comprados no Empório Prosperato, que fica na BR 290, em Caçapava do Sul, e ainda pelo site da empresa (www.prosperato.com.br) e lojas especializadas em todo o Brasil.

Ao contrário de várias culturas que foram severamente prejudicadas pela estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul nos últimos meses, o plantio de oliva não sentiu os efeitos, o que garantiu os bons resultados da safra. “As chuvas caíram na hora e quantidade certas, garantindo frutos de qualidade sem prejudicar o rendimento. Será mais uma excelente safra de azeites de frutado mais verde e ricos em polifenóis”, afirma Rafael Marchetti, diretor da Prosperato.

Leia mais no Jornal do Comércio