Cachorros paraquedistas do Exército: fotos inéditas mostram como era um salto em 1973, por Rose Saconi e Andrio Feijó/O Estado de São Paulo

 

 

Cachorros não são apenas companheiros domésticos. Nas forças armadas, policiais e do corpo de bombeiros eles desempenham importantes funções como busca, localização, resgate, vigilância e até de defesa e ataque. Em 1973, o Jornal da Tarde, publicação do Estadão, acompanhou uma sessão de salto de cães paraquedistas do Exército Brasileiro.

50 anos depois, o Acervo Estadão digitalizou os negativos fotográficos originais arquivados em suas salas de preservação e mostra imagens inéditas não publicadas na reportagem da época, que utilizou apenas um dos fotogramas.

A reportagem, publicada em 20 de março de 1973, sem identificação de autoria do texto e das fotos, fez a cobertura da conclusão de uma espécie de “formatura” da turma de oito cachorros da raça pastor alemão que estavam finalizando um treinamento especial que os preparou para missões em lugares de difícil acesso.

Leia mais em O Estado de São Paulo