Emergência climática e geopolítica ameaça produção de alimentos, diz CEO da Yara/Monitor do Mercado

 

 

A Yara Fertilizantes disse ter o desafio de combater a redução da produção de alimentos no mundo e desenvolver soluções de baixo carbono. As declarações foram feitas pelo presidente global da empresa, Svein Tore Holsether, em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira, em São Paulo (SP). O executivo citou o impacto da questão geopolítica, por conta da guerra da Ucrânia e Rússia, que resultou numa redução muito rápida da produção de alimentos, e o impacto ambiental.

“É difícil pensar numa atividade mais impactada pela emergência climática que a produção de alimentos”, disse Holsether.

“A partir de 2019, o sistema de produção de alimentos sofreu baixas por conta da pandemia de Covid e a cada 40 segundos uma pessoa morre de fome no mundo, segundo dados da Oxfam”, disse o executivo.

“Por isso, a necessidade de transformar os negócios para um modelo mais ambientalmente responsável é urgente, com a produção de fertilizantes de baixa emissão de carbono”, disse o CEO global da Yara. A empresa lançou recentemente um plano global para promover a descarbonização de sua cadeia produtiva, começando pela Noruega. O executivo não revelou valores, nem prazos para o investimento nesta frente.

Leia mais em Monitor do Mercado