Nova Kombi elétrica é produzida em fábrica inaugurada há 67 anos, por Eduardo Sodré/Folha de São Paulo

 

 

Carrinhos autônomos levam peças de um lado para o outro na fábrica de veículos comerciais da Volkswagen, em Hanover. Orientados por sensores, não precisam de operadores e param se alguém cruzar seu caminho. São também elétricos, bem como a iD. Buzz produzida ali.

A casa da Kombi elétrica está de pé há 67 anos e é um símbolo da reconstrução alemã no pós-guerra. As operações começaram em março de 1956 e seguem até hoje. Mais de 10 milhões de veículos foram montados desde então.

Christian Buhlmann, responsável pela área de comunicação da montadora, explica que todas as gerações da van foram produzidas ali —o Brasil só conheceu as duas primeiras. Ele se refere ao veículo como Bulli, seu nome no país de origem. É a junção das palavras “bus” e “lieferwagen” (carro de entregas em alemão).

Da fábrica original só restaram as paredes e a história. A iD. Buzz divide espaço com outras duas vans da Volkswagen, mas é a versão elétrica que chama a atenção nas linhas de montagem. “É o veículo mais emocional da família iD”, diz Buhlmann.

Leia mais na Folha de São Paulo