Mercur completa 100 anos em uma jornada voltada para as pessoas

No próximo dia 11, a Mercur, indústria nas áreas de saúde e educação, completa 100 anos. Durante sua trajetória, a empresa familiar, situada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, enfatiza a importância dos processos de aprendizagem e do compromisso com os relacionamentos que valorizam a vida. Desde a “Virada de Chave”, que ocorreu em 2009, a empresa tem passado por uma significativa mudança na cultura organizacional e tem adotado um modelo de produção enxuto, mais ágil e menos burocrático com foco nas pessoas, no cuidado e na preservação do meio ambiente, em constante alinhamento com as melhores práticas do mercado. Esta transformação permitiu uma busca por melhorias nos processos, além de promover um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar e o relacionamento com as pessoas colaboradoras. A empresa apresenta um índice de turnover de 1,52%, evidenciando a eficácia de suas políticas de valorização e retenção de talentos.

Conforme o Facilitador de Direção da Mercur, Jorge Hoelzel Neto, integrante da terceira geração da família, a coragem, a perseverança e a crença no propósito da Mercur fazem as pessoas mercurianas serem especiais. “Fazemos parte de um grupo seleto que acredita ser possível cocriar um mundo onde as pessoas possam ter voz e vez.” Atualmente, a indústria conta com mais de 700 pessoas colaboradoras e tem diversas ações voltadas para a valorização pessoal e profissional de suas equipes, que se dedicam diariamente à produção das históricas borrachas escolares, chegando nas soluções mais inovadoras para reabilitação em saúde.

Em 2023, a Mercur lançou o Programa de Diversidade e Inclusão Somos+, que reflete o compromisso da empresa com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. A empresa destinou mais de 2,3 milhões de reais a benefícios de saúde, demonstrando cuidado com a saúde e bem-estar de suas equipes.

Para além dos números, a Mercur demonstra que está comprometida em criar e manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo, ao buscar o aprimoramento contínuo e a valorização das pessoas que fazem parte de sua história. Essa trajetória e capacidade de transformação pode ser inspiração para outras organizações, afinal uma em cada quatro empresas abertas no Brasil fecha após apenas dois anos de atividade, segundo estudos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Fazer 100 anos desperta ainda mais consciência para a inovação. Nascemos de uma visão pioneira e isso fortalece tudo que fazemos”, finaliza Jorge. Para conhecer mais sobre a Mercur acesse www.mercur.com.br