Em celebração ao Dia Mundial do Rock, moradores do Asilo Padre Cacique relatam como o gênero musical impacta suas vidas

O dia 13 de julho é reconhecido como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, evento que aconteceu nesse dia em 1985, reunindo diversas bandas famosas para arrecadar fundos a fim de acabar com a fome na Etiópia. No Asilo Padre Cacique, os moradores Altair Carpes Guedes, de 79 anos e Martinho Van Muhlen, de 78 anos, compartilham como o rock influenciou suas trajetórias pessoais. Altair, morador do Asilo há cinco anos, afirma que sua banda de rock favorita são os Beatles.

“Eu vivi uma época do rock em que eles estavam em grande destaque e para mim, não houve nenhuma banda igual a eles, que foram tão inovadores. Era fantástico ouvir as músicas. Eles realmente foram imbatíveis,’’ relata.
O morador conta que possuía diversos discos da banda, mas que acabou doando-os quando os CDs passaram a substituir os discos de vinil.

“Eu tinha muitos discos de vinil deles, mas quando eu fui morar em Santana do Livramento e os discos começaram a dar lugar para os CDs, eu perguntei para uma parente minha o que eu poderia fazer com meus vinis e ela me aconselhou que eu doasse para um museu da cidade e então eu fiz a doação’’, afirma.

Já para Martinho, residente do Asilo há um ano e quatro meses, seu artista de rock favorito é o Elvis Presley.

“Eu gostava bastante do Elvis e em minha coleção de discos eu tinha quase todos dele. Com 18 anos eu fui diretor de um clube da cidade de Rolante e era eu quem começava os bailes, a gente dançava, comia cuca e se divertia’’, destaca.

Além disso, Martinho relata que está organizando um evento no Asilo para que uma banda de rock se apresente no local.

“Também estou organizando um evento para trazer uma banda de rock aqui, a Estação Vinil. Quero trazer eles em algum final de semana e será uma surpresa para os outros moradores’’, pontua.

Como ajudar

O Asilo Padre Cacique conta com o apoio de doadores, e para facilitar as contribuições, depósitos financeiros podem ser realizados por meio do PIX. A chave para doações é o CNPJ do Asilo Padre Cacique: CNPJ: 92.978.139/0001-22. (É importante sempre conferir o nome da instituição na hora da confirmação). Além disso, outras opções seguras para doações financeiras estão disponíveis, e todas as informações podem ser encontradas no site www.asilopadrecacique.com.br/ajuda. A entrega de donativos pode ser feita diretamente na sede do Asilo Padre Cacique, todos os dias das 7h às 20h (Avenida Padre Cacique, 1178, bairro Menino Deus, em Porto Alegre (RS).

Sobre o Asilo Padre Cacique

O Asilo Padre Cacique é uma instituição centenária localizada em Porto Alegre, dedicada ao acolhimento e cuidado de idosos em situação de vulnerabilidade. Fundado em 1895, o asilo oferece não apenas moradia, mas também assistência médica, atividades recreativas e culturais, garantindo assim qualidade de vida e bem-estar aos seus residentes. Ao longo dos anos, tornou-se referência na cidade pela sua atuação humanizada e pelo compromisso em proporcionar dignidade e conforto aos idosos que ali vivem.