No Salão Nacional do Turismo, RS aposta na reconstrução com produtos de regiões afetadas por enchentes históricas

 

 

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS) prepara uma imersão no universo dos vinhos para o Salão do Turismo, encontro nacional que será realizado entre os dias 8 e 11 de agosto, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

A exposição contará com os principais produtos  gaúchos e um espaço para a tradicional pisa da uva. O turismo dos vinhos é uma experiência conhecida e associada nacionalmente ao Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões da Serra Gaúcha e da fronteira ao sul. Segundo dados do IBGE, o estado é o maior produtor de uvas e de vinhos do Brasil, com quase 735 mil toneladas produzidas em 2022, mais que o dobro do segundo colocado. Há aproximadamente 15 mil famílias que trabalham no cultivo da uva no estado. De acordo com a Embrapa, o Rio Grande do Sul produz mais de 56% da produção nacional de uvas no país.

Em maio, as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul também tiveram impacto na plantação. Dados da Emater/RS-Ascar indicavam que ao menos 500 hectares de vinhedos foram afetados. Produtores estimam que o custo de novas plantações é elevado: cada novo hectare pode representar um investimento de até R$ 150 mil, a depender da variedade plantada.

“Vamos mostrar ao Brasil a resiliência do nosso povo e que o Rio Grande do Sul está se reconstruindo. Estamos prontos para receber a todos com nossa tradicional hospitalidade mostrar as lindas paisagens gaúchas”, afirmou a diretora de planejamento e competitividade da Setur, Cláudia Mara Borges.

Natureza e aventura do RS ganham projeção

Além do espaço dedicado ao enoturismo, a Setur prepara diversas experiências temáticas. No tema “Espiritualidade e Conexão”, o destaque vai para o Cristo Protetor de Encantando, além da apresentação das diversas águas termais existentes no território gaúcho e as pedras preciosas de Ametista do Sul. No campo da “Aventura e Adrenalina” ganha destaque o litoral gaúcho com o balonismo de Torres, enquanto na “Aventura e Natureza” o protagonismo fica para o rafting de Três Coroas e as inúmeras tirolesas do estado. A região das Missões será ressaltada com a “Imersão Jesuítica”.

Já para o espaço do salão intitulado “Brasil em festa”, o Rio Grande do Sul destacará o Natal Luz, produto turístico que atrai ao estado milhares de turistas todos os anos em busca da experiência do frio e das cidades preparadas especialmente sob a temática da festa natalina.