Eldorado do Sul: Panvel contribui para resgate de escola pública no bairro Sans Souci

 

O movimento Unidos Por Eldorado do Sul, iniciativa que conta com a parceria da Panvel, segue trazendo importantes conquistas para a retomada da cidade. Na manhã desta quinta-feira (29/8), ocorreu a reinauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra, que recebeu uma série de benfeitorias após o impacto das cheias. A instituição atende atualmente cerca de 800 crianças do bairro Sans Souci e outras cinco comunidades do entorno – pouco antes das enchentes, a escola chegou a contar com quase 1 mil alunos.

A Panvel foi uma das 20 empresas que colaboraram na arrecadação de R$ 800 mil em materiais de construção, mobiliário e serviços para colocar o prédio em condições de uso e segurança pela comunidade escolar. Foram reformadas diversas partes da estrutura danificadas pela enchente, como pisos, paredes, divisórias e pinturas, além de realizada uma intensa limpeza no local. Todo o processo de recuperação durou cerca de 60 dias, além dos 30 em que a escola teve as aulas suspensas em virtude da enchente.

Outra forma de contribuição da Panvel para a comunidade do colégio é através do projeto Escuta que Faz Bem, que oferece um serviço de escuta ativa a vítimas das enchentes, voluntários e população em geral. A ação é voltada a acolher sentimentos de perda e fortalecer os recursos emocionais, sociais e a resiliência para a construção de novos caminhos de vida. Através de uma sala especial, os atendimentos ocorrem de forma totalmente gratuita e individualizada, conduzidos por profissionais devidamente capacitados. A iniciativa foi criada em parceria com o Domus (Centro de Terapia Individual, de Casal e Família), o Coletivo Poa Inquieta e o movimento Pacto Alegre.

A atual diretora, professora Luciana Souza, atua na escola há mais de 30 anos. Comenta que a experiência das cheias foi algo imparável em sua trajetória na educação. “Além de perdermos computadores, móveis, instrumentos musicais, entre outros itens e danos estruturais, tivemos um grande impacto emocional na vida das pessoas. Por isso, a mobilização destas empresas, assim como de toda a comunidade, tem papel fundamental no resgate da autoestima e do bem-estar de nossas pessoas”, destaca.

Durante o período das cheias, a Panvel realizou uma série de ações para auxiliar as vítimas em Eldorado do Sul, uma das cidades mais atingidas pelas cheias no RS. Entre as entregas, estão milhares de caixas de medicamentos contra a leptospirose, testes para identificar a doença e itens de higiene e limpeza. A empresa segue engajada como parceira nas mobilizações e esforços contribuindo para a retomada do Município, especialmente no cuidado de sua população.