Instituto de Formação do Pampa é tema de reunião entre Agptea e Suepro na Expointer

A diretoria da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) recebeu nesta sexta-feira, 30 de agosto, dentro da programação da Expointer 2024, representantes da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro). A reunião ocorreu na Casa da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e teve por objetivo apresentar oficialmente à superintendência o Instituto de Formação do Pampa (Informa Pampa), uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, instituída em junho deste ano. A sede fica na localidade de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul (RS).

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, afirmou que a ideia é estreitar os laços com a Suepro e colocar o instituto à disposição de toda a educação profissional. Ao citar a questão de o Informa Pampa ter entre seus objetivos um centro de processamento de conhecimentos na pesquisa, anunciou um convênio fechado com a Universidade Federal do Pampa, a Unipampa. “A reitoria abraçou toda a parte de validação dos laboratórios e certificação de produtos como o mel, por exemplo, colocando, inclusive, os seus estudantes de mestrado para colaborar”, destacou Roloff.

O presidente do Instituto Informa Pampa, Paulo Benites, ressaltou a importância para a Suepro em participar de uma iniciativa que contará com parcerias com universidades e sindicatos. Também enfatizou ser fundamental a valorização dos técnicos agrícolas, destacando que as escolas técnicas estaduais estão perdendo professores para os municípios. Já o tesoureiro da entidade, Ivanói da Fontoura Brito, lembrou o fato de o Instituto estar no coração do Geoparque  de Caçapava do Sul, “o que abre também um leque internacional”.

A superintendente adjunta da Suepro, Raquel Padilha da Silva, colocou que irá levar ao superintendente Tomás Collier as informações recebidas para que ele entenda as necessidades do Instituto. Ela corroborou com a fala de Paulo Benites sobre a importância de formar bons técnicos agrícolas, dizendo que isso passa também por uma melhor remuneração. Participou ainda da reunião Cláudia Poli, da chefia de Divisão de Relacionamento Estratégico da Suepro.