Minicurso da AsBEA-RS aborda sobre Mulheres na Arquitetura

Minicurso da AsBEA-RS aborda sobre Mulheres na Arquitetura

Atividade em parceria com Instituto Ling faz parte da programação de “Arquitetura: Modos de Pensar”

Nos dias 22 e 29 de outubro, das 19h às 21h, a regional gaúcha da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) promove o segundo minicurso de sua programação especial em parceria com o Instituto Ling. Repetindo o sucesso do ano passado, o curso “Mulheres na Arquitetura” será ministrado pela arquiteta Clarice Debiagi que abordará o trabalho de diferentes profissionais da área no contexto contemporâneo.

Profissionais como Lina Bo Bardi, Norma Merrick Sklarek, Zaha Hadid, entre nomes mais conhecidos e outros menos populares, serão as figuras centrais deste projeto. O objetivo principal é mostrar a produção de mulheres na arquitetura, destacando trajetórias que demonstram forte protagonismo e força criativa, embora por vezes não tenham recebido a devida visibilidade e importância. O curso oferece espaço para reflexão em torno do gênero na prática arquitetônica, como fonte de inspiração, olhar apurado e exemplos de realizações. As inscrições podem ser feitas pelo site www.institutoling.org.br.

Confira a programação:

22.10: Do Fazer ao Ser – Ray Eames, Lina Bo Bardi.

29.10: Do Ser ao Parecer – Zaha Hadid, Charlotte Perriand e Farshid Moussavi.

Arquitetura: Modos de Pensar

As aulas fazem parte da programação “Arquitetura: Modos de Pensar”, que propõe uma reflexão sobre o horizonte da arquitetura na perspectiva do mundo contemporâneo, em uma programação especial para arquitetos e público geral interessados por esse universo. Este será o encontro final do projeto de 2024, que iniciou em setembro com uma aula ministrada pelo antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha. Na palestra “Cidades Resilientes: como promover novos futuros”, o pesquisador falou sobre a transformação social de sua cidade natal, Medellín, que deixou de ser a mais violenta do mundo para se tornar uma referência em inovação, após um trabalho social realizado nas últimas duas décadas. Seguido pelo curso “Arquitetura e Mudanças Climáticas: caminhos para um futuro sustentável”, em que os arquitetos Érica Dall’Asta, Eduardo Souza e Luiza Muñoz e o engenheiro Mauro Touguinha de Oliveira apresentaram alternativas de arquitetura sustentável com o intuito de apontarem um caminho mais compatível com a urgência do nosso tempo.

SERVIÇ– MINICURSO: MULHERES NA ARQUITETURA, COM CLARICE DEBIAGI

Data: 22 e 29 de outubro de 2024, das 19h às 21h.

Local: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre.

Investimento: R$195,97 para associados da AsBEA-RS e R$244,96 para o público geral.

Inscrições pelo site institutoling.org.br

Sobre Clarice Debiagi

Clarice Debiagi é arquiteta e sócia do escritório DF Debiagi Fortes Arquitetura e Urbanismo. Por quase 20 anos, coordenou e desenvolveu projetos em arquitetura e urbanismo na Debiagi Arquitetos e Urbanistas, no Rio Grande do Sul e no Brasil. É especialista em Design Estratégico pela Unisinos e mestre em Design pela UFRGS.

Foi Coordenadora do Design Center da Escola de Design da Unisinos até 2008 e professora do ateliê de projeto da instituição até 2013, e vice-presidente da AsBEA Nacional na gestão 2015-2016.

Além de ter sido a primeira presidente mulher da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) na gestão 2013-2014. Atualmente, é Conselheira Federal do CAU/BR.

Sobre a AsBEA-RS

Fundada em 1986, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) cumpre um importante papel na defesa dos interesses dos escritórios gaúchos. A entidade possui participação ativa na articulação de processos em prol dos escritórios em órgãos públicos e privados, acadêmicos e empresariais. Sua missão é contribuir no aprimoramento e qualificação dos escritórios de arquitetura por meio de ações que visem à melhoria dos serviços prestados à sociedade. Atualmente são mais de 40 escritórios associados, responsáveis por 60% da metragem quadrada dos projetos arquitetônicos aprovados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.